No fim de agosto, o Senado votou a medida provisória 959/20, que propôs o adiamento da LGPD, mas o início de sua vigência ainda depende da sanção do presidente da República. Nos últimos dias, muitas empresas já começaram a se adaptar, alguns diversos sites e aplicativos já atualizaram as suas políticas de privacidade.

O fato é que cedo ou tarde, a LGPD vai começar a valer. Mas em tempos de pandemia e home office, a nova lei traz consigo mais um desafio: manter a informação segura também na casa do colaborador. Muitas empresas brasileiras adotaram o trabalho remoto, de lá para cá, o número aumentou e mesmo com a retomada, algumas companhias decidiram seguir no home office.

Confira algumas medidas que podem contribuir com a devida atenção que este novo momento precisa:

Treinamentos
Conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança da informação no dia a dia de cada um, informando por que as medidas estão sendo tomadas e quais os seus impactos para tornar o ambiente mais seguro, mostrando os riscos de cada área e trazendo o contexto da proteção para atividade diária.

Políticas
Criar protocolos para evitar que pessoas não autorizadas acessem a rede interna da organização. Atualizar a política de proteção e se for o caso, o contrato de confidencialidade dos contratados, como de outros documentos essenciais como a política de privacidade e a política e cronograma de retenção de dados.

Tecnologia Segura
Acessar a rede da empresa por uma VPN (sigla em inglês para rede privada virtual), que permite um nível de segurança maior para a rede interna por ser criptografada. Disponibilizar antivírus licenciado e atualizado para todos. Esse tipo de solução protege contra alguns tipos de ransomware, software malicioso que infecta o computador e sequestra as informações.

Bloqueio
Criar a cultura do bloqueio de tela. Oriente o colaborador sobre a importância de bloquear o computador quando estiver longe, mesmo que seja para pegar um café, inclusive trabalhando em situação de home office.

 

Comments are closed.