Como o treinamento interno pode melhorar o ânimo da equipe

As coisas ficaram meio desanimadas no escritório ultimamente? Alguma coisa está faltando e o “fogo” parece ter se apagado? A apatia está prejudicando o resultado final?

Este tipo de situação, se for deixada de lado por muito tempo, leva necessariamente ao desastre. E não pense que é algo simples reencontrar o ânimo nas pessoas. Você vai ter que fazer muito mais do que apenas organizar um piquenique no escritório pra conseguir isso.

Um bom treinamento interno pode ser a solução que você está procurando.

Cachorros velhos aprendem truques velhos
O termo “reciclagem” pode até parecer contra intuitivo num primeiro momento. Afinal, se você está tentando renovar as coisas, como é que reaprender as velhas coisas vai ajudar? Ajuda, pois a reciclagem restabelece a “visão” da organização. Toda a razão de ser da empresa deve ser profundamente compreendida e adotada por cada membro da equipe.

Quando lutadores de artes marciais querem avançar para níveis mais elevados, eles sempre aperfeiçoam golpes básicos. Níveis mais altos de desempenho dependem de uma base sólida. É provável que, fazendo alguma reciclagem de habilidades básicas, você encontre não apenas erros, mas também novas formas de agilizar a produtividade. Se você quer uma equipe de faixas pretas, treine com vigor e imaginação.

Ouça durante o treinamento
Certifique-se de ouvir novas ideias de sua equipe durante o treinamento. Dê a elas chances de se expressarem.. A velha maneira de fazer as coisas pode ser ineficiente, e de repente elas tem uma ideia nova. Além disso, quando os membros da equipe contribuem para o processo, desenvolvem um sentido de maior de propriedade que é um grande impulsionador da moral.

Treinamento transversal
Se levarmos a analogia dos esportes adiante, encontraremos muitos atletas que praticam esportes fora de sua especialidade, para melhorar o desempenho global. Por que isso? Porque os obriga a desenvolver outras habilidades e reflexos que ajudam no jogo. O mesmo vale para o ambiente do escritório. Quando você dá aos membros da equipe um ponto de vista diferente, e permite que experimentem novas realidades, seus esforços de trabalho tornam-se muito mais versáteis. Isto é especialmente importante para aqueles em posições de liderança.

Uma estratégia interessante é fazer com que as pessoas fiquem grudadas a um companheiro de trabalho de outra área, ou mudem de posição por alguns dias. Eles não só vão ter um insight especial sobre a realidade da outra pessoa, como também vão encontrar maneiras de melhorar suas próprias tarefas. Esse contato pessoal também ajuda a gerar espírito de equipe, já que as pessoas de outros departamentos tornam-se mais próximas e “reais”.

Treinamento por setor
Sua organização atua em um determinado setor. Não importa se é de planos de saúde ou de consultoria em TI, se é de engenharia ou alimentação; sempre existem algumas normas e especificidades para cada setor. E estas normas mudam com o tempo. Fazer um treinamento interno sobre atualizações no seu setor, dá à sua equipe a segurança de que eles estão a par do que há de mais recente na área. E isso ajuda a renovar as energias.

Treinamento de Habilidades
Geralmente cada membro da equipe é um especialista em alguma tarefa ou conjunto de tarefas. E claro, as habilidades de que eles precisam para realizar o trabalho podem ser sempre aperfeiçoadas. Isso aumenta a produtividade e a confiança. É uma lógica parecida com a do treinamento por setor. A diferença aqui é que a abordagem é personalizada. Por exemplo, sua equipe de banco de dados pode precisar de treinamento avançado em Excel para tornar o trabalho mais fácil. Eles recebem atenção especial, aprendem, e isso eleva o espírito da equipe em geral.

Considerações Gerais
Um treinamento interno pode cair em várias categorias, tais como:

  • Comercial
  • Relações públicas
  • Vendas e Serviços
  • Gestão de instalações
  • Financeiro
  • Saúde e segurança
  • Recursos humanos
  • Informação e tecnologia
  • Gerenciamento de projetos

Lembre-se:
A formação e desenvolvimento de pessoas é uma vantagem, não é uma obrigação. Deixe sua equipe saber que você está investindo neles como indivíduos. Educação, de qualquer tipo, produzirá um melhor ambiente de trabalho. E claro, se achar que deve, faça um piquenique escritório ou programe um dia no parque de diversões. Uma equipe que socializa e se diverte junta, terá um moral muito mais elevado!

Autor: Mark Arnold

Fonte: http://recursosehumanos.com.br/artigo/treinamento-equipe-produtividade/