Jovens brasileiros estão empreendendo cada vez mais
Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apontou que dois em cada três jovens brasileiros têm o desejo de se tornarem empreendedores nos próximos anos.
Dentre os motivos, destacou-se, como principal, a realização pessoal para abrir o próprio negócio. Outros fatores foram a possibilidade de ter melhor qualidade de vida (75,6%), oportunidade de altos ganhos financeiros (70%) e o empreendedorismo ser um mercado promissor (66,1%).
Ainda segundo a pesquisa, menos de 50% dos entrevistados se dizem pessimistas com o mercado formal de trabalho.
De acordo com a Firjan, para mais de 70% dos jovens brasileiros há ambiente atraente para a abertura de novos negócios tanto nas capitais quanto nas pequenas cidades do país. No entanto, esta percepção muda em relação aos jovens estrangeiros, na qual China (67%) e Índia (59%), por exemplo, acreditam que as metrópoles sejam o local ideal para investir em novos negócios.
A pesquisa
A pesquisa intitulada “Jovens Empresários Empreendedores” entrevistou mais de 5,6 mil jovens profissionais, com idades entre 25 e 30 anos, de oito países: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China Índia e Rússia. Com, aproximadamente, 600 entrevistas em cada país, a Firjan uniu todos os dados coletados para traçar um perfil destes jovens profissionais.