O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou a nova plataforma do Aprendendo a Exportar, agora atualizada com novos conteúdos para capacitar pequenas e médias empresas (PMEs).
Segundo a pasta, o objetivo é preparar as PMEs para iniciarem suas atividades no mercado internacional.
O novo Aprendendo a Exportar oferece informações essenciais e reúne ferramentas práticas para facilitar o processo de exportação, abrangendo desde o planejamento e estratégias de mercado até a operacionalização e formalidades aduaneiras.
A iniciativa ajuda empresas a se prepararem para os desafios e oportunidades do comércio exterior.
De acordo com a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, a nova plataforma é um guia indispensável para empresas brasileiras que desejam transformar o objetivo de exportar em realidade ou dar os primeiros passos no comércio exterior. “O novo Aprendendo a Exportar encurta o caminho das empresas de pequeno porte rumo ao mercado externo”, destacou.
A ferramenta abrange os seguintes macrotemas:
- Classificação Fiscal da Mercadoria;
- Identificação do Mercado-Alvo;
- Entendimento dos Requisitos Exigidos;
- Adequação do Produto;
- Formação do Preço de Exportação;
- Marketing Internacional e Promoção do Produto;
- Negociação com o Importador;
- Financiamento da Exportação;
- Operacionalização da Exportação.
O novo Aprendendo a Exportar também está disponível em versão mobile, permitindo que os usuários acessem o conteúdo de qualquer lugar.
A plataforma foi desenvolvida com o apoio de especialistas em diversas áreas do comércio internacional e contou com a colaboração de parceiros como ApexBrasil, Sebrae, Mulheres no Comex (MoC), Amazon Brasil, e a equipe da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual. A reformulação torna o aprendizado mais prático, acessível e objetivo.
Fonte: Contábeis