Ponto de Equilíbrio: Ferramenta indispensável no processo de gestão
O ponto de equilíbrio é o volume de negócios necessários, no qual os valores das receitas de uma empresa se igualam ao total dos seus gastos (custos + despesas), indicando, portanto, o montante de negócios a partir do qual essa empresa passa a gerar lucros. É uma das principais ferramentas para análise do custo, volume e lucro.
O cálculo do ponto de equilíbrio é um método significativo para o controle financeiro e operacional, inclusive para buscar as soluções mais adequadas para a gestão de uma empresa. Existem dois métodos de cálculo do ponto de equilíbrio: o aritmético e o gráfico.
Ponto de equilíbrio contábil
É o método mais utilizado e são considerados todos os gastos fixos na sua integralidade. Ele mostra a quantidade de vendas necessárias para que o resultado seja igual a zero (0). A fórmula é: PEC = Gastos Fixos / Margem de contribuição.
Ponto de equilíbrio econômico
É similar ao contábil, exceto o custo de oportunidade. O total dos gastos fixos é aumentado pelo valor dos custos de oportunidade, aumentando assim, o valor das receitas para igualar os gastos fixos. Neste método o lucro será igual a zero mais a remuneração do capital próprio. A fórmula é: PEE = (Gastos Fixos + Lucro Desejado) / Margem de Contribuição.
Ponto de equilíbrio financeiro
Neste método é considerado a situação do caixa. Os gastos fixos são reduzidos pelos valores não desembolsáveis no período, como é o caso, por exemplo, da depreciação, que diminuem o lucro contabilmente, mas que gerencialmente não representam saída de caixa. Neste método o lucro é igual a zero, diminuído da depreciação.
A fórmula é: PEF = (Gastos Fixos – Gastos não Desembolsáveis) / Margem de Contribuição.
Cada empresário deve escolher uma ou mais modalidades, em função de suas necessidades. A ferramenta indispensável no processo de gestão, dada à facilidade de sua aplicação, alertando para medidas corretivas que se fizerem necessárias.
Manter um negócio lucrativo num momento de crise que estamos vivendo é muito complicado, pois depende de planejamento e gestão de longo prazo. Por isso é preciso estabelecer um ponto de equilíbrio para não fazer investimentos no escuro, visto que muitas empresas fecham nos primeiros anos de vida por falta de conhecimento e ferramentas para administrar o seu negócio.