Ter um negócio próprio exige empreendedorismo e motivação para trabalhar
O mito de que qualquer pessoa pode montar um negócio próprio, continua ativo e causando suas vítimas. Qualquer pessoa pode montar um negócio, no entanto, sobreviver e dar continuidade a ele, com prosperidade, não é uma tarefa simples de ser executada.
A forte crença deste mito evidência um dos principais motivos que justifica o quadro de mortalidade envolvendo as pequenas e médias empresas no Brasil. O espírito aventureiro das pessoas, a vontade de ser o dono do próprio negócio e ter a liberdade para trabalhar por conta própria é muito perigoso, pode, inclusive, representar o fim de antigos sonhos, construídos ao longo da vida, se não houver determinados critérios na criação e gestão do referido negócio.
Os principais fatores que colaboram decisivamente para a mortalidade das empresas, podem ser resumidos, sem uma ordem lógica, à falta de capital de giro, carga tributária elevada, recessão econômica, problemas financeiros, concorrência muito forte, escassez de clientes, falta de crédito, mão-de-obra pouco qualificada, ponto inadequado, desconhecimento do mercado de atuação, concorrência mais ágil e com preços melhores, desconhecimento técnico e modismo, saque de dinheiro para despesas pessoais, baixo investimento em comunicação, descontroles administrativos e um nível de dívidas bancárias insustentáveis.
A observância destes pontos, sob um referencial mais crítico, precisa ser compreendida como um aviso sobre os sinais de erro a serem evitados para reduzir os riscos de se ter o próprio negócio incluso na estatística das mortalidades empresariais. É preciso que esta reflexão exerça forte influência no agir e pensar.
A gestão de um negócio exige responsabilidade muito maior do que a simples disposição de ser empresário. Tão mais importante do que ela, é a descoberta de oportunidades de negócios sustentada por uma combinação poderosa entre espírito empreendedor e uma grande motivação para trabalhar. A disposição para empreender não é um dom para poucos, como muitos pensam.
O caso é que, como ela exige mudanças de comportamento e atitudes das pessoas diante de tudo, nem todos se mostram abertos a assumi-la. E aí começam as diferenças entre o sucesso e o fracasso, numa atividade empresarial.
A principal característica comportamental que um empreendedor precisa ter é o poder de detectar as oportunidades ao seu redor e ter a iniciativa para fazê-las acontecer. A persistência para superar a vontade de desistir que surge no meio do caminho, associada a pontos-chave como o desafio de correr riscos sempre tendo em vista o cálculo de seus limites, o comprometimento com o negócio e a qualidade para atingir a satisfação total dos clientes se possível com os menores custos, são outros elementos fundamentais.
No sentido estratégico, o empreendedor precisa estar sempre atualizado e organizado com as informações que se referem, direta e indiretamente, ao seu negócio. Conhecimento e informação são fundamentais.
Metas para o curto, médio e longo prazos, pautadas num planejamento com controle dos trabalhos, também colaboram com o processo.
A independência, autoconfiança e capacidade de liderar, delegando responsabilidades e exercendo com flexibilidade e “jogo de cintura”, o comando para influenciar as pessoas a alcançarem os objetivos coletivos, fecham o assunto. Procure deixar um pouco de lado a condição de empresário para focar e desenvolver mais os seus traços de empreendedor, compreendendo e assumindo que o negócio, depois de iniciado, faz parte do seu projeto de vida e não reserva espaço para o amadorismo. Tudo tem que ser profissional.
Mesmo que você não possua todas as características comportamentais exigidas para ser um empreendedor de sucesso, algumas delas certamente você já tem e, às vezes, sequer deu conta. Pense um pouco mais nisto! Para desenvolver as demais, mesmo que de forma gradual no seu dia a dia, sem muita pressa e atropelos, basta um pouco de disposição. Você pode ser um empreendedor de sucesso. Aceitar o desafio depende exclusivamente de você!
Dicas para criar um negócio próprio
1. Defina seu nicho de mercado – é importante empreender em
uma área que goste e relacionada a algo que saiba fazer muito
bem, que tenha demanda e que naturalmente, gere lucros.
2. Faça pesquisa de mercado – é ideal para saber se sua proposta
é lucrativa ou não.
3. Crie uma marca – identifique o conjunto de benefícios,
atributos, valores e identidade que representam o seu negócio
para gerar resultados positivos.
4. Planeje-se financeiramente – para que você possa cobrir suas
necessidades básicas enquanto o negócio não começa a dar
lucro.
5. Crie um plano de negócios – é um documento estratégico que
orientará todas as ações de sua empresa, antecipando cenários
possíveis.
6. Crie um plano de marketing – para divulgar informações sobre
seus produtos ou serviços, para comunicar com os clientes e
posicionar sua marca.
7. Reúna uma boa equipe – não queira fazer tudo sozinho, conte
com uma boa equipe de colaboradores que sejam responsáveis
por apoiar diferentes áreas de trabalho.
8. Faça networking – tenha bons contatos, conheça outros
empreendedores que possam agregar novos conhecimentos
para o seu negócio.
9. Pense em escalabilidade – crie uma proposta comercial
escalável, capaz de aumentar suas receitas sem aumentar seus
custos na mesma proporção.
10. Registre sua empresa – recolha todos os impostos e realize
todos os trâmites jurídicos e administrativos para evitar
problemas no futuro.