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No mercado tecnológico a questão da concorrência pesa demasiadamente quando o assunto é atrair novos clientes, já que a inovação e o diferencial estão sempre à frente.

Uma nova tecnologia insere sempre produtos com características diferenciadas, das que já existem no mercado. Além disso, uma tecnologia “evolucionária”, também chamada de sustentável, aprimora os produtos já oferecidos.

A disruptiva se trata de uma inovação tecnológica em que produtos e serviços são introduzidos de maneira radical no mercado, criando, muitas vezes, um impacto ainda maior. Sinônima de inovadora e moderna, ela serve para derrubar uma tecnologia tradicional e líder de mercado.

São produtos e serviços que surgem para comandar o mercado existente ou criar um novo modelo e desestabilizar os concorrentes que antes o lideravam, preenchendo um espaço que outra tecnologia atende. Normalmente é algo mais simples e barato que pode atingir mais pessoas com sua acessibilidade e facilidade, como, por exemplo, o Netflix, uma plataforma popular para assistir a filmes e séries de TV online, que veio para substituir as videolocadoras.

Essas inovações impactam bastante a sociedade, pois provocam demissão de milhares de funcionários, falência de empresas ou queda no lucro. Mas isso não quer dizer que são prejudiciais, pelo contrário, elas oferecem mais informações e o poder de escolha do consumidor, como também que forçam os concorrentes a pensarem em novas estratégias. Este tipo de aposta normalmente trata-se de empresas tecnológicas emergentes e/ou novos modelos de negócios, e dispõem de uma trajetória de melhoria enorme.

Na disrupção de baixa ameaça, o disruptor foca, no ínicio, em servir o cliente com menor liquidez. Este tipo de consumidor não está disposto a pagar altos valores por melhorias de um produto. Assim, quando o disruptor já ganhou solidez suficiente com o cliente, ele procura melhorar sua margem de lucro.

No entanto, dependendo da estratégia, algumas tecnologias demoram algum tempo para serem disruptivas o suficiente para incomodar empresas tradicionais e, muitas vezes, são difíceis de serem reconhecidas. Mesmo que seja reconhecida, as empresas tradicionais podem ser relutantes em tirar vantagem dela, já que isto implica em competir com produtos existentes e com maior liquidez.

Para as empresas tradicionais, a sugestão é perceber estas inovações, investir em pequenas empresas que talvez adotem estas inovações para continuar avançando com as demandas tecnológicas de seu mercado principal e fortalecer as relações com seus principais clientes, com investimento em tecnologias sustentáveis com o intuito de reafirmar sua liderança e posicionamento no mercado.

 

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