corsi_novidadescontabeis-20-dez

Em cada dez brasileiros, quatro já possuem empresa aberta ou estão envolvidos na criação de uma, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae.

Em 2015, a taxa de empreendedorismo no Brasil foi significativa, com 39,3%, maior índice dos últimos 14 anos e aproximadamente o dobro em relação ao ano de 2000, quando a taxa registrou 20,9%.

A pesquisa apontou que no mesmo ano 52 milhões de brasileiros com idade entre 18 e 64 anos tiveram relação com a criação e a manutenção de algum negócio, sendo na condição de empreendedor em estágio inicial ou já estabelecido.

Ainda segundo os dados coletados, 56% dos empreendedores que estão na fase de criação ou administração de uma empresa identificaram uma oportunidade. Esse número teve queda em comparação aos últimos três anos, cuja proporção era próxima de 70%, e retomou ao mesmo patamar de 2007, quando entrou em vigor a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.


A pesquisa GEM

Iniciado em 1999, o projeto Global Entrepreneurship Monitor tem como parte a pesquisa GEM, com parceria entre a London Business School e o Babson College, com abrangência em 10 países em seu primeiro ano. Nos anos seguintes, cerca de 100 países se associaram ao projeto, que compõe o maior estudo em andamento com o tema “empreendedorismo” no mundo.

Desde 2000, o Brasil é um dos países que integra o projeto, tendo a pesquisa do artigo conduzida pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), durante o período de setembro a novembro de 2015, e contando com o suporte técnico do Sebrae.

 

Fonte: Sebrae

 

Comments are closed.