corsi_boletimempresarial_10out

Cada dia mais as organizações precisam demonstrar comprometimento com as questões de responsabilidade social. E para que elas possam tornar essa prática efetiva, foi desenvolvido o Balanço Social.

O instrumento complementa o sistema de informações contábeis, permitindo que todos tomem conhecimento sobre a atuação social da empresa perante à comunidade e ao meio ambiente, bem como o relacionamento com seus empregados, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam.

Quando elaborada, a demonstração deve conter os dados de natureza social e ambiental da empresa, extraídos ou não da contabilidade e deve ser apresentada de forma a evidenciar o comparativo de informações do exercício atual e anterior. Ao ser divulgada, ela deve ser realizada de forma complementar às demonstrações contábeis, a fim de não ser confundida com as notas explicativas.

Com publicação anual, o Balanço Social visa à transparência das intenções e compromissos de uma empresa com o reporte de informações de cunho econômico, social e ambiental. Seu procedimento foi normatizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), por meio da Resolução CFC no 1.003/2004, que aprovou a NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental.

Com a presença de um trabalho interno e externo responsável, envolvendo projetos culturais, ambientais, educacionais entre outros, focados no desenvolvimento social, a partir de parcerias com o poder público, a empresa aproxima-se dos seus colaboradores e consumidores com uma relação mais sólida e qualitativa.

Em contrapartida, um Balanço Social bem elaborado e devidamente documentado, também permite que a empresa se abra para novas oportunidades, como para atrair investidores que levam esse fator em consideração no momento da avaliação de crédito. Como adicional, há benefícios tributários específicos às empresas inovadoras.

O Balanço Social está em convergência com padrões internacionais e alinha às micro e pequenas empresas às grandes. No caso das S.A., os projetos que elas desenvolvem são divulgados nas bolsas de valores para orientar analistas de mercado.

Com isso, trata-se de um mecanismo que proporciona um salto na qualidade do processo de gestão, amparado por lei, prepara inclusive empresas familiares para o mundo globalizado, onde as disputas são mais acirradas e não se restringem apenas ao preço competitivo ou na relação com seus consumidores.

Enfim, o balanço social auxilia a empresa a mostrar seu potencial de inovação, que inicia com uma gestão eficiente e capacitação pessoal para um novo ambiente de trabalho, mais tecnológico, aberto e criativo, que otimiza recursos para reduzir custos e oferece ações voltadas à responsabilidade social.

Lembrando que essas demonstrações são de responsabilidade técnica de contabilistas preparados para indicar as fontes cujos dados são extraídos da contabilidade, evidenciando o critério e o controle utilizado para garantir a integridade da informação.

Comments are closed.