O tempo médio para a abertura de uma empresa no Brasil caiu para 23 horas no período de maio a agosto deste ano. Trata-se do menor prazo médio já registrado.

O atual patamar corresponde a uma redução de 17 horas em relação ao final do primeiro quadrimestre deste ano, correspondente aos meses de janeiro a abril.

O Brasil registrou mais de 1,3 milhão de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2022, ou seja, de maio a agosto, o que corresponde a uma elevação de 2% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano.

Os dados constam no Painel Mapa de Empresas, divulgados pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

No mês de julho, o tempo médio de abertura de empresas no país foi reduzido para um dia e duas horas, uma queda de cinco horas na comparação com o mês imediatamente anterior, quando era de um dia e sete horas.

A redução no tempo médio necessário para se abrir uma empresa é ainda maior quando notada a evolução da série histórica. Quando a comparação é feita com o início de 2019, a diminuição foi de quatro dias e 10 horas.

As informações acerca do tempo médio contemplam o período médio de consulta prévia de viabilidade, assim como o tempo médio de registro da companhia. Vale destacar que o atual tempo médio alcança a meta prevista para ser atingida apenas em dezembro de 2022.

O levantamento aponta, ainda, que o Brasil registrou 1.379.163 empresas abertas no segundo quadrimestre deste ano, o que corresponde a uma elevação de 2% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano.

Fonte: Contábeis

Comments are closed.