O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) lançou a “Cartilha de combate e prevenção contra assédio moral, assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho”.

O documento tem como objetivo promover uma maior conscientização sobre os temas a fim de prevenir e coibir práticas relacionadas aos variados tipos de assédios e discriminações.

Os públicos-alvo são o corpo funcional e os conselheiros do Conselho, no entanto o arquivo também será disponibilizado para toda a sociedade, no site da instituição.

A cartilha é interativa e permite ao leitor navegar de forma fácil pelos cinco eixos temáticos, que são: Assédio moral; Assédio sexual; Discriminação no ambiente de trabalho; Violência contra a Mulher; e CFC contra o assédio e discriminação.

Ela foi desenvolvida pela Comissão de Integridade, Gestão da Governança e Compliance do CFC junto às áreas de Ouvidoria, Departamento de Pessoal (Depes) e Departamento de Gestão de Pessoas (Degep).

A criação da cartilha está ligada ao menos a cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo o oitavo o principal foco, já que visa promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Para visualizar a cartilha, clique aqui.

Saiba como fazer uma denúncia
O CFC, além de viabilizar um canal de denúncias anônimas por meio da Ouvidoria do CFC, também disponibiliza e incentiva que as vítimas busquem ajuda junto à Comissão de Conduta e ao Departamento de Gestão de Pessoas, bem como, de seus gestores imediatos.

Para a sociedade, é possível fazer denúncias por meio do Disk Direitos Humanos no número 180; pelo canal do Ministério Público do Trabalho (peticionamento.prt10.mpt.mp.br/denuncia), e em delegacias.

Fonte: Contábeis e CFC

Comments are closed.