Reduz o número de micro e pequenos empresários que buscam tomar crédito
Com o desestabilizado cenário econômico do país, com juros cada vez mais altos, a intenção dos micro e pequenos empresários (MPEs) em tomar crédito tem reduzido.
Segundo os dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os empresários com disposição de procurar crédito pelos próximos três meses registrou queda, apenas 11,11 pontos no mês de setembro, 2,74 pontos a menos que agosto. Contudo, 7,7% dos entrevistados tiveram algum interesse em tomar crédito no período de três meses.
Portanto, 85,2% dos empresários que participaram da pesquisa não têm o intuito de contratar crédito nos próximos três meses, já 6,9% desejam realizá-lo. Um dos motivos para a não contratação de créditos se dá pela falta de controle em seus próprios recursos.
Para 26% dos entrevistados, outro grande fator é o atual momento econômico e a vontade de fazer investimentos que não exijam recursos de terceiros. Além disso, 21,7% mencionaram as elevadas taxas de juros.
Investimentos em pauta
Segundo o Indicador de Demanda por Investimento, houve recuo na comparação anual, passando de 26,61 pontos em setembro de 2015 para 24,15 em setembro deste ano. A escala do indicador varia de zero a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, maior o número de empresários com desejo de investir; quanto mais distante de 100, há propensão é menor.
Fonte: G1